domingo, 12 de junho de 2011

REDE RECICLA PARÁ


O Grupo de Combate ao Lixo esteve presente no lançamento da Rede Recicla Pará, o GCLB foi representado pela Fátima (nossa presidenta), Érica (nossa engajada promotora) e pelo Pompeu (nosso grande articulador).

Os catadores no evento de lançamento da RPP
No centro da foto: Fátima, Pompeu e Èrica, representantes do GCLB
O lançamento da RRP ocorreu no último dia 7, no auditório da SUDAM, em Belém. O objetivo da Rede Recicla Pará - RRP, é unir e articular os catadores do estado, dentro de um sistema de rede, contribuindo para seu fortalecimento e inclusão socioeconômica e política.

A RPP já nasce forte, pois possibilita a integração de várias cooperativas e associações de catadores, antes da rede elas estavam dispersas e cada uma tentava isoladamente garantir espaço dentro do mercado da reciclagem e das políticas públicas do setor. A RPP passa a aglutinar as seguintes cooperativas e associações: COOTPA, COOCAPE, COOPROREM, CONCLIMA, CIDADANIA PARA TODOS, ASSOCIAÇÃO DE CURUÇÁ, COOPERATIVA DE CASTANHAL, ARAL, ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE BELÉM, COOMARCA, ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE EBENEVIDES, ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DO MARAJÓ, COOPERATIVA DE ABAETETUBA, ASCAMARE e PROJETO AÇÃO E CIDADANIA.

No evento de lançamento da RPP também estiveram presentes as seguintes autoridades:

O gerente geral do Banco do Brasil (Agência Humaitá), representante da CÁRITAS, EMBRAPA, Câmara Municipal de Marituba, Gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, ONGs UNISOL, BRASIL e NO OLHAR.


O QUE É A RRP

Como começou:

Por Nathália (integrante da RPP)

Há muitos anos, os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis buscam atingir um grau de desenvolvimento social que os façam ser reconhecidos como categoria profissional e verdadeiros “cidadãos”.

Foi com muita luta que provamos mais uma vez que nossa utopia supera o pessimismo e nos faz caminhar e AGIR buscando soluções para nossos sonhos. Foi com mobilização e cobrança que fizemos um projeto que tramitou 21 anos no Congresso se tornar realidade incluindo nossa categoria de forma inédita. Em 02 de Agosto de 2010, entramos para a história ao ser sancionado pelo Presidente da Republica, a Política Nacional de Resíduos Sólidos que em cerca de 9 artigos inclui claramente o trabalho dos catadores de materiais recicláveis no marco legal da cadeia produtiva da reciclagem de resíduos do pais.

A legislação brasileira obteve outros avanços com a edição do decreto n° 7.405, de 23 de Dezembro de 2010, que instituiu o Programa Pro – Catador, com a finalidade de integrar e articular as ações do Governo Federal voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento.

O que esperamos e lutamos:

Neste momento histórico, os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis do Estado do Pará, representados por algumas Associações e Cooperativas, chegam ao esperado estagio superior da organização social, política e econômica da categoria, através da Fundação da Rede de Economia Solidária de Catadores de Matérias Reutilizáveis e Recicláveis do Estado do Pará, que atuará sob o nome “de fantasia” “REDE RECICLA PARÁ”. Nossa filosofia é que no Pará catador não cata, mas coleta, reutiliza e recicla, ou seja, nosso desenvolvimento se dará pela prática efetiva da coleta seletiva solidária em nosso Estado. Nosso slogan é “ Sustentabilidade na Amazônia”.

Parcerias

Mas se muito já foi feito, ainda há muito mais por fazer. Para isso os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis do Estado do Pará precisam da sua ajuda. Venha ser parceiro deste movimento, que se mostra economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. Venha colaborar, de acordo com as suas possibilidades, para a construção de uma sociedade mais justa, de um meio ambiente mais saudável e de um mundo realmente sustentável.

Faça parte dessa história.

Sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto vira realidade!”

GCLB

Nenhum comentário: