terça-feira, 28 de setembro de 2010

Índices: alguns números da reciclagem

Para reciclar o alumínio, usa-se apenas 5% da energia utilizada para produzi-lo a partir da bauxita, matéria prima original. Fonte: André Vilhena - Cempre, Revista Ciência Hoje. vol 21, n.126,pg 28.

Quando o aço é produzido inteiramente a partir da sucata, a economia de energia chega a 70% do que se gasta com a produção a partir do minério de origem. Além disso há uma diminuição da poluição do ar (menos de 85%) e do consumo de água (menos de 76%) e eliminam-se todos os resíduos decorrentes da atividade de mineração. Fonte: idem, como acima)

O papel de jornal produzido com papel reciclado requer 25 a 60% (dependendo do tipo de papel que vai ser feito) menos energia do que a necessária para ober papel da polpa da madeira, e ainda reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os que são despejados na água, além de reduzir a necessidade de derrubar árvores.

- Na reciclagem do vidro é possível economizar aproximadamente 70% de energia incorporada ao produto origional.Fonte: idem, como acima).

- Com a reciclagem de plásticos tem-se economizado 86% de energia em comparação com a produção a partir do petróleo e preserva-se esta fonte esgotavel de matéria prima. Fonte: idem como acima)
A coleta de latas de alumínio no Brasil movimenta R$850 milhões por ano e envolve 2000 empresas e 150 mil pessoas em mais de 6000 pontos de compra. Em 2002 a economia de energia gerada pela reciclagem das latinhas de alumínio foi de cerca de 1700 GWh/ano. Nesse ano o Brasil reciclou 9 bilhões de latinhas.

Nenhum comentário: