terça-feira, 12 de outubro de 2010

Movimento orienta população para reciclagem


Alertar e conscientizar a população de que um mundo melhor é possível, basta que cada um faça sua parte. Para ajudar nessa atitude e mostrar que a responsabilidade sobre a qualidade de vida no planeta é de todos, o Movimento "Levante-se e faça a sua parte!" deu dicas de reciclagem e sustentabilidade; além da distribuição de 250 mudas de plantas, ontem de manhã, na Praça da República, em troca de materiais recicláveis, como latas e garrafas plásticas.
São parceiros do movimento ONGs como a Noolhar, o Grupo de Ação pelo Desenvolvimento (Gade), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a Força Tarefa de Proteção da Zona Costeira, Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Belém e o Grupo de Combate ao Lixo em Belém, que mostraram, em uma barraca montada na praça, como cada um pode fazer para contribuir para tornar os Objetivos do Milênio realidade, em especial o Objetivo 7, que trata da Qualidade de Vida e respeito ao Meio Ambiente.
"Queremos despertar e fazer as pessoas conhecerem mais sobre questões importantes como o lixo por exemplo, para trocar ideias e de forma interativa fazer um grande despertar, porque todos os outros Objetivos do Milênio estão relacionados com a questão ambiental’, afirmou Patrícia Gonçalves, coordenadora da ONG Noolhar. Ela diz que o grande entrave é que poucas pessoas sabem sobre os Objetivos do Milênio e também é necessário que o poder públicos saia do discurso para fazer alguma coisa pela vida do planeta.
Para a promotora agrária Ana Maria Magalhães, do Grupo de Combate ao Lixo em Belém, enquanto a sociedade não compreender que o lixo é um problema muito sério, que afeta a saúde, a economia, o turismo, a sociedade vai continuar pagando um preço caro pela qualidade de vida. Mas ela diz que a falta de políticas públicas é também um fator grave. "Na verdade quando o povo é mal educado, se não comrpreende essa questão, significa que quem está falhando é o poder público, que não está cumprindo o mandamento constitucional que confere a ele essa responsabilidade’, afrimou. Por causa disso, ontem o Grupo decidiu entrar com uma Ação Popular contra a Prefeitura de Belém, para exigir a recuperaçao do patrimônio arquitetônico da Praça da República e vai adotar a praça contra o lixo."
Na barraca do "Levante-se e faça a sua parte!", foram expostos vários produtos, como resultado da reciclagem e da educação ambiental. Além de sacolas, pequenos móveis e objetos, os artistas plásticos Domingos de Oliveira e Guilherme Pontes mostraram suas peças criadas com plásticos e lixo eletrônico. Domingos trabalha há 14 anos criando peças com jornal, bambu e garrafa pet. Ele cria baseado no referencial indígena, tendo como base a fauna, a flora, a cestaria e o grafismo, principalmente réplicas de animais ameaçados de extinção.
Veja alguns postos para entrega de lixo reciclável. Cooperativa de Catadores (3039-3554 e 0800-7261036) - recebe resíduos sólidos, exceto tetra park; Ong Noolhar - (3222-2277) - recebe óleo de cozinha, papel e pet; Postos na UFPa (3201-8252) - recebe plástico, papel, metal e vidro
Publicado no jornal O Liberal, edição de  20 de Setembro de 2010

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero parabenizá-los pelo trabalho que vcs vem realizando.. A falta de conscientização ainda é um fator grave, chegando ao ponto de se tornar um problema de saúde pública! Educação ambiental é fundamental!