sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Secretaria de Saneamento de Belém com novo número de telefone

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) comunica a mudança em seu número 0800. A partir de agora, o número é 0800-0953560.

A Sesan disponibiliza esse número para que a população solicite serviços de coleta de lixo, entulho, limpeza de canais, desobstrução de bueiros e pavimentação de ruas, entre outros e também faça sugestões que possam aperfeiçoar o trabalho da Secretaria e, ainda, denuncie pontos de descarga clandestina de entulho.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Grupo de Combate ao Lixo de Belém tem nova diretoria


O Grupo de Combate ao Lixo de Belém deliberou em Assembléia Geral a composição da nova diretoria da instituição. Em votação democrática, os membros presentes escolheram os nomes que serão responsáveis pelos objetivos do GCLB.
A direita a nova presidente do GCLB
 
A nova direitoria ficou composta de:

Presidente: Maria de Fátima do Nascimento
1º Vice-Presidente: Elaine Carvalho Castelo Branco
2º Vice-Presidente: Paulo Roberto Moreira Santos
1º Secretário: Elis Nice Oliveira de Araújo
2º Secretário: Erica Almeida de Sousa
Tesoureiro: Geraldo dos Santos Tavares

Composição do Conselho Fiscal:
1-      Ocimar Marcelo Souza de carvalho
2-      Dayse Danielle de Oliveira Silva
3-      Zandro Paiva Afonso
                     
A Assembléia Geral deliberou ainda:
1-      Alterar o estatuto:
a)      Composição da diretoria: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e tesoureiro;
b)      As reuniões mensais ocorrerão no segundo sábado de cada mês, às 16h00;
c)       A Assembléia Geral é formada por todos os associados do grupo, não somente por seus associados fundadores;
d)      As reuniões extraordinárias serão convocadas com antecedência mínima de 72 horas.
2-      Manter a lista de e-mails do grupo, como meio mais rápido de comunicação. Sugere-se que os associados criem uma pasta específica para receber os e-mails do grupo ou que criem um e-mail específico para isso.
3-      Reiterar o ofício enviado ao prefeito de Belém, cobrando prazos para as ações de curto prazo.
4-      Elaborar uma carta de princípios, acessível aos visitantes do Blog do GCLB e que possa ser consultada pelos interessados em integrar o grupo;
5-      Aperfeiçoar o blog para melhorar a visualização e a interação do Grupo e dos seus visitantes.
6-      Eleger os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal do GCLB entre os associados presentes para organizar e dar continuidade aos trabalhos do grupo.
Dra. Elaine (vice presidente) ao lado da nova presidente

Belém e seus "lixões"

Belém e sua cultura do lixo
  
Parece que as campanhas de combate ao lixo e entulhos não estão surtindo efeitos em Belém. Embora o prefeito tenha mobilizado todo seu maquinário e servidores para o dia “D”, contra a proliferação do mosquito da dengue realizada no ultimo sábado dia 22/01, o que se vê em toda a cidade são enormes entulhos espalhados pelas principais avenidas de nossa cidade. A falta de conscientização das pessoas e a omissão do poder público municipal contribuem para que Belém seja a capital dos “entulhos”, pois por onde se anda, se constata esses “lixões”.
 
A Sesan alega que realiza diariamente a limpeza desses locais, mas na verdade não é o que se constata. Na Rua João Balbi, esquina com Dom Romualdo de Seixas no bairro Umarizal, bem ao lado de uma estação de tratamento de águas da COSANPA há um lixão a céu aberto.

Portanto Belém é assim, o depósito de lixos nas vias públicas virou sinônimo de beleza. A questão dos lixos e entulhos em Belém é uma questão de cultura, ou seja, o povo pouco se importa com esse grave problema que prejudica uma sociedade inteira. Que vergonha.

Local desse lixão: Rua João Balbi, entre Dom Romualdo de Seixas e Almirante Wandenkolk - Umarizal
Fotos Paulo Santos

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filme "Lixo estraordinário" é indicado para o Oscar

O filme "Lixo extraordinário", coprodução do Brasil e Reino Unido, foi anunciado nesta terça-feira (25) como um dos indicados para o Oscar de melhor documentário.

Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme foi dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley.

Gravada ao longo de três anos, sua trama acompanha um projeto social do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) - considerado o maior da América Latina e cenário de outro documentário premiado, "Estamira" (2004), de Marcos Prado.

"Parece um sonho", disse o artista plástico em entrevista após saber da indicação. "Estou muito feliz, porque foi uma história que começou por acaso e virou um filme de grande importância, porque consolida um grupo social e mostra o verdadeiro valor do lixo", diz Muniz, que acredita na vitória de "Lixo extraordinário" na premiação da Academia. "Entre os filmes indicados, é o mais forte, o mais premiado, nossas chances são muito grandes", afirma.

O longa está em cartaz desde a última sexta-feira (21) em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

"Lixo extraordinário" concorre pelo prêmio com os documentários "Exit through the gift shop", do artista plástico Banksy; "GasLand", de Josh Fox; "Trabalho interno", de Charles Ferguson; e "Restrepo", de Tim Hetherington e Sebastian Junger.

Veja o TRAILER OFICIAL


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mapa indica lugares próximos para descartar garrafas PET

A Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) lançou um site que utiliza o Google Maps para localizar endereços de cooperativas de catadores, comerciantes de recicláveis e ONGs que estão mais próximas de sua casa.

Basta colocar o endereço que o banco de dados do site LevPet encontra os pontos mais próximos para a destinação adequada de embalagens PET. Até o momento, já foram registrados 1.000 pontos de coleta em todo o Brasil.

A Lei n° 12305 estabelece a responsabilidade compartilhada dos estados, empresas e da sociedade na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Que tal começar já a dar um destino adequado a sua garrafa PET? Se ela for parar no lugar errado pode ser um problemão, pois, na natureza, demora 400 anos para se decompor.

Faça uma visita ao LevPet e veja se sua região já foi cadastrada. Se não foi, você mesmo pode ajudar a ampliar e atualizar as informações do mapa.

Mais informações no site:

domingo, 23 de janeiro de 2011

Assembléia Geral do GCLB

Informativo!
A coordenação do Grupo de Combate ao Lixo de Belém, informa a seus membros que a assembleia geral será realizada no próximo dia 24.01.2011 (segunda feira), às 19h00, no auditório da Clinica Lobo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ex-prefeito de Volta Redonda (RJ) é denunciado por descaso com lixão


O Ministério Público em Volta Redonda (RJ) denunciou à Justiça o ex-prefeito Gothardo Lopes Neto (2005-2008) por descumprir, por duas vezes, um termo de ajustamento de conduta (TAC) que obrigava a prefeitura a implementar medidas emergenciais para tratar o chorume gerado no lixão local ou encaminhá-lo para uma estação de tratamento licenciada. O ex-gestor responderá por descumprir obrigação de relevante interesse ambiental, cuja pena varia entre um e três anos e multa.
O acordo também obrigava a prefeitura a apresentar, em 120 dias, um projeto de adequação ambiental que seria submetido a aprovação do MPF, MP Estadual, Feema e Ibama, porém o projeto foi entregue fora do prazo e reprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Fonte: http://www.ecodebate.com.br/2010/07/02/ex-prefeito-de-volta-redonda-rj-e-denunciado-por-descaso-com-lixao/

Assembléia Geral: todos convidados

Assembléia geral do GCLB

Data: 29 dejaneiro de 2011
Horário: 15 horas.
Local: a definir

Tema sob discussao: campanha contra o sujão - poste sua opiniao

Várias pessoas têm sido flagradas sujando a cidade. Por exemplo, um de nossos membros flagrou um "sujão"  na Rua da Marinha, despejando entulho de moradores do Conj Gleba na Marambaia.

A dúvida é: Como devemos agir, se a falta de comprometimento de alguns munícipes com o bem estar do próximo é grave e prejudicial a saúde de todos, além de emporcalhar nossa cidade?


Sobre esse assunto, a Jamilye disse: 
"Admito que a pouco, me revoltava bastante o modo de atuar dos carregadores de entulho, pois moro na periferia - locais onde eles são vistos com frequência e causam probelmas e irregularidades. Até que conversei com um carregador próximo de casa e ele me explicou que essa é a forma que ele ajuda no sustento de sua família. Digo isso, pq talvez precisemos ter cuidado na criação de ações que estigmatizam e criminalizam essas pessoas,
visto que corremos o risco de não ter eficácia, e de levantarmos bandeiras que estimulem práticas e ações violentas dentro da comunidade, como já presenciei em frente à minha casa.

Nesse sentido, longe de legitimar as práticas insustentáveis desses trabalhadores, talvez pudéssemos pensar em como apoiá-los para que atuem em favor da limpeza urbana da cidade.

Como exemplo, poderíamos pensar em como empoderá-los quanto à necessidade de se fortalecerem enquanto categoria; incentivar que eles possam ter uma política de atuação comprometida com a educação ambiental do município e futuramente com a proposta de coleta seletiva. Além disso, eventualmente poderíamos cooptar representantes/líderes interessados em apoiar a iniciativa do grupo de combate ao lixo em Belém. São alguns mecanismos que imaginei ser úteis no reforço à pressão sobre a administração local para que implemente políticas públicas de limpeza urbana."


Outras opinoes estao postadas nos comentários.
Dê sua opinião, participe da discussao, nos ajude a escolher o melhor caminho que nos levará à cidade limpa e sustentável que sonhamos.

Bjos,

Ana Maria - coordenadora do GCLB

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Campanha Mantenha a cidade limpa

Hotel é construido com lixo reciclável

Hotel foi criado pelo alemão Ha Schult.
Ele fica na praça de Callao, em Madri, na Espanha.

Um hotel na praça de Callao, em Madri (Espanha), que foi criado pelo artista alemão Ha Schult, é feito com objetos recicláveis recolhidos em praias da Europa. Segundo seu criador, o hotel exclusivo reflete uma imagem de nossa era, a era do lixo.
Hotel foi criado pelo artista alemão Ha Schult.
A importância de se reciclar o lixo é uma peocupação no mundo todo. As pessoas devem se conscientizar dessa necessidade de se separar o lixo orgânico e o inorgânico.

ADIRA A CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE E AO ENTULHO

r à Campanha municipal de combate à dengue e ao entulho

Data: 22 de janeiro de 2010

Ponto de encontro: Av. Almirante Barroso com a travessa Lomas Valentinas

Evento: caminhada até São Braz

Objetivo: Promover a sensibilização da população com ações voltadas a prevenção da proliferação do agente transmissor da dengue pelo acúlulo de lixo e entulho. 
Haverá camisa do evento.
Hora: 8 horas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Foz do Iguaçu: Descaso com o meio ambiente rende multa de R$ 2 milhões ao Município

A Prefeitura de Foz do Iguaçu deve pagar uma multa de cerca de R$ 2 milhões por não ter efetuado a reparação ambiental da área em que funcionava o antigo lixão da cidade.
A Prefeitura havia se comprometido com o Ministério Público a realizar a recuperação da região, conhecida como Arroio Dourado, sob pena de multa. No entanto, além de não ter feito nenhuma ação de ordem ambiental, permitiu que o terreno fosse ocupado irregularmente por dezenas de famílias. Assim, somada a questão do meio ambiente, o descaso do Município gerou um sério problema de saúde pública, pois essas pessoas estão literalmente vivendo sobre toneladas de lixo que estão depositadas no solo sem qualquer tratamento.
No ano de 2008, o atual prefeito  Foz de Iguaçu  assinou contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 1.793.600,00 para o fim de custear a retirada das famílias do lixão e seu encaminhamento para loteamento popular. Até o momento, porém, as medidas necessárias à retirada dessas pessoas não foram tomadas.
No total, o valor das sanções chega a R$ 2.099.000,00. Esse valor deve seguir para o Fundo Estadual do Meio Ambiente
Publicado em 18 de Janeiro de 2011 às 14h18
Fonte: Ministério Público do Paraná

Sacolas plásticas poderão conter informações sobre reciclagem

 
Deputado Moreira quer estimular
a população a fazer coleta seletiva
Tramita Câmara o Projeto de Lei 7919/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que obriga os estabelecimentos comerciais com área superior a 1.000m², localizados em cidades onde haja coleta seletiva de lixo e que utilizam sacolas plásticas para embalagem de mercadorias, a imprimir nas sacolas as seguintes informações:
- o lixo seco ou resíduo reciclável é composto de metais, plásticos, vidros, papéis, embalagens longa vida e isopor;
 

- o lixo orgânico é composto de sobras de alimentos, cascas de frutas e verduras, borra de café, cigarros, papel higiênico, papel toalha, guardanapos, absorventes e fraldas usadas;
- o lixo especial ou resíduo especial é composto de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, retalhos de couro, latas de tinta, venenos e solventes, que deverão ser encaminhados ao órgão municipal responsável pela coleta e destino final de resíduos da cidade.
Conforme a proposta, o informativo deverá ocupar no mínimo 30% da face externa de um dos lados da sacola plástica. As penalidades serão regulamentadas pelo Executivo, no prazo de 60 dias após a aprovação da lei.
Moreira afirmou que o objetivo principal é alertar a população sobre os produtos plásticos que vão para o lixo diariamente, contribuindo para a degradação do ambiente. "A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta, pois desvia de aterros sanitários ou lixões resíduos sólidos que poderiam ser reciclados", argumentou.
Tramitação
A proposta, que tramita apensada ao PL 1862/07, será analisada, em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

sábado, 15 de janeiro de 2011

O movimento Educação Ambiental na EEEFM "Rio Caeté" BRAGANÇA - PA, se congratula com o Grupo de Combate ao lixo em Belém.

Parabéns, pelo reconhecimento do seu incansável trabalho junto ao grupo de cambate ao lixo na cidade de Belém !!!
Acreditamos que esta ação louvável deste grupo é uma verdadeira declaração de amor a cidade de Belém !!!
Parabéns também ao Prefeito que teve este olhar de reconhecimento por este grandioso trabalho em defesa da qualidade ambiental da cidade de Belém!!!
Que esta homenagem seja um incentivo a todo o grupo de combate ao lixo de Belém para continuar esta missão ambiental!!!
Desejamos muito sucesso!!!
Em nome de nossos projetos ambientais da Escola Rio Caeté
Kátia Regina Corrêa Santos

VOLUNTÁRIOS CONTRA O LIXO

JORNAL AMAZÔNIA, Belém, segunda feira 13 de setembro de 2010
Grupo se une pela internet para fiscalizar os serviços de coleta e destinação de resíduos em Belém

Indignados com a quantidade de lixo espalhado por Belém, médicos, professores, advogados, promotores de justiça, administradores e estudantes organizaram, pela internet um grupo de trabalho para fiscalizar os serviços de coleta e destinação de lixo e atuar na conscientização sobre a importância em se mudar os hábitos que justificam o título de capital mais suja do país.
O Grupo de Combate ao Lixo de Belém se reuniu ontem pela primeira vez na praça da República.
“Nós vivemos em uma cidade submersa no lixo e parece que estamos nos acostumando com isso. O que a gente quer é que as pessoas percebam isso e façam alguma coisa para mudar”, diz Ana Maria Magalhães, promotora de justiça e professora de Direito Ambiental, que organiza o movimento. “Esta idéia nasceu há cinco anos, mas foi há dois meses que ela começou a tomar forma, quando a gente começou o trabalho. O nosso próximo passo é a realização de um seminário sobre a questão do lixo, dia 16 de outubro, para ouvir todos os agentes, catadores, ONGs que fazem trabalho de reciclagem, a sociedade”.
Os voluntários se dividirão em unidades de trabalho para cercar o tema, desde os problemas na coleta, passando pelos termos dos contratos firmados entre a prefeitura e as empresas, até a estrutura existente de coleta seletiva e reciclagem. Alguns participantes decidiram colocar a mão na massa por conta própria. O administrador de empresas Augusto Rodrigues, morador do edifício Manuel Pinto da Silva, conseguiu reduzir o acúmulo de lixo em uma das calçadas do edifício apenas conversando com os visinhos. Augusto expôs em um cartaz imagens feitas por ele daquilo que ele considera um desrespeito ao espaço público: funcionários de uma loja de hortaliças depositando o lixo em um contêiner na calçada em horário incompatível com o da coleta.
O grupo de o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, e da ONG Noolhar e de uma construtora. Para falar com o grupo, basta ligar para 8845-5040 ou para o 8707-6946.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Coordenadora do GCLB recebe homenagem da prefeitura de Belém

A coordenadora do Grupo de Combate ao Lixo em Belém, Dra. Ana Maria Magalhães, foi homenageada pela Prefeitura de Belém com  um diploma de  "MENÇÃO HONROSA" na programação dos 395 anos do aniversário de Belém.

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, entregou 22 medalhas Francisco Caldeira Castelo Branco para pessoas, empresas e instituições, na noite de quarta-feira (12/11), no Palacete Pinho, e duas mençoes honrosas, uma das quais foi entregue à coordenadora do GCLB, Ana Maria Magalhaesm, como reconhecimento pelo trabalho em prol de uma cidade mais limpa e sustentável.



A Menção honrosa foi concedida para a nossa coordenadora, Dra. Ana Maria Magalhães de Carvalho e para o pintor Marcelo Correa de Albuquerqu, que aparece na foto ao lado do prefeito de Belém. 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O melhor presente para Belém

É inegável que Belém é uma das capitais mais charmosas do Brasil. Ela tem seus cantos e encantos, seu charme chama atenção de qualquer pessoa, suas ruas e avenidas encobertas pelas sombras das árvores fascina a todos.  

Belém é capital do estado do Pará, é considerada a maior cidade na linha do Equador, a segunda cidade mais populosa da região Norte e sede da segunda maior região metropolitana da Amazônia. Pela abundância de mangueiras em suas ruas, é popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras". Pelo sol que a bronzeia o ano inteiro, é também chamada de "Cidade Morena.

Belém é o Portão de Entrada da Amazônia. Ela proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade é rica em história, cultura, cores, cheiros, sabores e em natureza, que podem ser observados nos seus diversos pontos turísticos.

Mas o que falta para Belém? Como qualquer outra capital brasileira Belém tem seus sérios problemas, principalmente com saneamento básico, pois uma grande parcela de sua população não tem água encanada e esgoto de qualidade.

Mas o que mais compromete o brilho de Belém é o lixo e  o entulho espalhados por toda parte, sem o poder público faça algo para coibir esse desrespeito à nossa cidade e atentado ao  meio ambiente. 
Jogar lixos nas ruas em Belém passou a ser  normal.(fato que  nao é). A maioria da população belenese pouco se importa com as consequencias que o lixo pode trazer. Em quase todas as ruas, avenidas e logradouros se vê acúmulo de lixo a céu aberto, dando uma imagem negativa a quem visita a nossa cidade.

Em seus 395 anos de existência, a metrópole da Amazônia, a cidade morena, a cidade das mangueiras, das chuvas, do calor, do açai, do tacacá, do carimbó, enfim de seus belos pontos atrativos e turísticos, se perde pelo ababdono de sua propria gente.

O maior presente que podemos dar à nossa cidade é cuidar dela com carinho, nao jogar lixos nas ruas., é mantê-la sempre limpa. Esse é o maior presente que Belém precisa.


 Parabéns Belém pelo seus 395 anos de história. 
Conte com o nosso amor e com o nosso empenho em prol de sua beleza e sustentabilidade.
GCLB




Por Paulo Santos

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

sábado, 8 de janeiro de 2011

Lixos e entulhos tomam conta de Belém

É triste e lamentável o flagrante feito pelo fotógrafo Wildes Lima do jornal Diário do Pará, onde um homem despeja lixos e entulhos nas calçadas sem ser incomodado por ninguém.

Nas imagens, a quantidade de lixo é tão grande e tão mal acomodada que atrapalha até a passagem de pedestres nas calçadas.

Cenas como essas nos entristece. E o poder público municipal nada faz para coibir esses abusos.








Por Paulo Santos

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Prefeitura irá multar quem jogar lixo nas ruas

Produção de lixo cresce em Belém

O volume de lixo domiciliar retirado das ruas da capital aumentou de 900 para 1,4 mil toneladas/dia nos últimos dois anos. A informação é da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que tomou a medida emergencial de colocar contêineres ao longo das avenidas Duque de Caxias e Marquês de Herval para o acondicionamento de lixo domiciliar, a fim de evitar o depósito em vias públicas. A medida deve ser estendida para outros bairros de Belém dentro do plano de intensificação de limpeza da cidade.

Essa é apenas uma de uma série de iniciativas que ocorrerão este ano para deixar a cidade mais limpa e livre de entulhos, que também teve aumento na produção diária, nos dois últimos anos, de 1,4 mil para 1,7 mil metros cúbicos.

A questão do entulho é mais grave ainda e desafia a Prefeitura, visto que a população não tem conhecimento do Código de Posturas do Município, onde está estabelecido que só cabe ao município de Belém a coleta de entulho equivalente a meio metro cúbico, ou uma caixa d’água de 500 litros. 'É de obrigação do produtor do entulho dar destinação final a volumes superiores a esse, ou seja, encaminhá-lo para depósito no aterro sanitário do Aurá através de empresas terceirizadas', detalha a engenheira Pillar Nogueira, titular da Sesan.

A secretária diz, ainda, que para o entulho, assim como o lixo domiciliar, há dias e horas programadas para que sejam recolhidos. Para garantir a coleta regular a Sesan também aumentou o número de agentes ambientais (garis), que passou de 1,2 mil homens para 1,5 mil, assim como aumentou a frota de veículos que faz a coleta de entulho.

A titular da Secretaria de Saneamento atribui ao aquecimento da economia o aumento da produção do lixo e do entulho. 'Com a maior oferta de emprego, há o aumento da renda e do poder de compra do belenense, que associada às facilidades do crédito lhe permite adquirir imóveis e eletrodomésticos, assim como maior quantidade de alimentos. Esse fator gera mais sacos plásticos, latas e garrafas pet, por exemplo. Há ainda o investimento em benfeitorias de imóveis, o que acaba gerando resíduo de construção, entre outros', diz.

Prefeitura monta força-tarefa e reforça as punições
Para garantir a coleta lixo e entulho o prefeito de Belém, Duciomar Costa, convocou seu secretariado no último dia do ano passado para anunciar o lançamento de uma campanha de conscientização ambiental. Serão utilizadas várias estratégias de comunicação, assim como haverá uma mobilização na cidade, que promete reunir cerca de 20 mil pessoas em uma grande marcha a favor de Belém livre do lixo em via pública.

A intenção é mesmo fazer um grande alerta à população sobre o problema do depósito de lixo e entulho nas ruas nos dias e horários em que não é feita a coleta, além de esclarecer a diferença entre entulho e lixo domiciliar. Paralela à campanha, a PMB vai intensificar as ações de limpeza através da ordem pública, força-tarefa que integra vários órgãos da gestão municipal como Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Companhia de Transporte de Belém (CTBel), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Guarda Municipal. A utilização de ações da Ordem Pública surtiu efeitos positivos em várias capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro, que conseguiu reduzir o volume de lixo e entulho jogado em vias públicas.

A campanha se desenvolverá em três etapas. Em um primeiro momento terá o caráter de orientação; em um segundo momento, a Prefeitura irá notificar quem estiver agindo em desacordo, dando o prazo de 24h para a retirada do entulho irregular. Se nem as ações de esclarecimento nem as notificações evitarem as irregularidades, caberá à PMB garantir a ordem com o cumprimento das penalidades previstas, multando os infratores. O valor da multa segundo o Código de Posturas do Município de Belém é de R$ 607,97.

GCLB reune com a prefeitura de Belém

O Grupo de Combate ao Lixo em Belém, representado por seus membros Dra. Ana Maria Brabo, o engenheiro Geraldo Tavares e o jornalista Paulo Santos, foi recebido pela Dra. Sylvia Santos, presidente da CODEM, que representava o prefeito Dulciomar Costa, para tratar de assuntos referentes ao combate ao lixo em Belém, em especial, da grande campanha de educaçao ambiental que será promovida pela PMB, visando conscientizar a populaçao acerca de seu papel fundamental para uma cidade limpa e sustentável. 
O GCLB se comprometeu a ajudar nas campanhas, participando ativamente. 
Por exemplo, ficou acertado que, ainda neste mes, como complemento às festividades de aniversário da cidade, com a ajuda do Grupo de combate ao lixo:

1.) Será feita uma campanha para que, no último domingo de janeiro, os moradores do bairro da Cidade velha promovam a limpeza de suas calçadas, meios fios e esgotos.
A cidade Velha foi escolhida como um projeto piloto porque foi onde tudo começou (isto é, onde a nossa cidade começou).

Será assim: todos os moradores do bairro serao incentivados a limpar a frente de sua casa, com uma campanha do tipo: dê um presente a Belém: limpe sua calçada! Para os moradores que quiserem aderir à ação, será fornecido luvas.

O carro do lixo passará recolhendo o lixo que as pessoas tirarem dos meios fios e esgotos, os garis passarao varrendo a parte da rua e também colaborando com a limpeza das casas que nao aderirem à campanha. Também será recolhido entulho, isto é, as pessoas poderao colocar na frente de suas casas os móveis, eletrodomésticos, etc, que nao querem mais. O que for possivel, será destinado à reciclagem.  

O grupo de combate ao lixo irá acompanhar a ação, fazendo campanha de educação ambiental por meio de carro som e também porta-a-porta. Buscaremos adesao de empresas para que todos estejamos com
Os catadores de lixo serao convidados a fazer a catação de latas, garrafas pet, e tudo o que for reciclável.
As associações de moradores da Cidade Velha, as lideranças do bairro serao incluidas.
A ideia é fazer o proprio morador limpar para que ele dê valor e nao suje mais.

Depois disso, a prefeitura passará a aplicar multas para os que colocarem entulhos em locais indevidos.


2.) a prefeitura apresentou vários projetos que irá implementar visando tornar belem mais limpa. Um deles é a  campanha midiática de educação ambiental para a qual criará personagens tipo: sujao e limpão, visando conscientizar as pessoas acerca dos problemas do lixo.

3.) Na corrida de Belém (dia 30, em parceria ou patrocinada pelo grupo ORM) será também feita campanha ambiental por cidade limpa. O Grupo de combate ao lixo participará orientando os atletas a colocarem as garrafinhas de água e as cascas de banana na lixeira. As garrafinhas serao doadas para os catadores de lixo. Haverá concurso para uso de fantasia de limpao, sujao, etc.

4.) a prefeitura se reunirá novamente conosco para projetar as ações.

5.) O Grupo de combate ao lixo fará uma visita à câmara dos vereadores no próximo mês e proporá algumas leis.
O GCLB sugeriu que, em todas as autorizaçoes dadas a particulares para uso dos espaços públicos, seja exigido que mantenha o entorno limpo. Por exemplo, os bares devem, ao final do funcionamento, limpar as calçadas e o meio fio. 

Dra. Sylvia santos presidente da CODEM e membros do GCLG

No final da reunião a presidente da CODEM, levará as reinvindicações do GCLB ao prefeito que se pronunciará sobre as medidas a serem tomadas. Uma nova reunião será marcadas para os prazos estabelecidos para o projeto ser implantado.