quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

GCLB reune com a prefeitura de Belém

O Grupo de Combate ao Lixo em Belém, representado por seus membros Dra. Ana Maria Brabo, o engenheiro Geraldo Tavares e o jornalista Paulo Santos, foi recebido pela Dra. Sylvia Santos, presidente da CODEM, que representava o prefeito Dulciomar Costa, para tratar de assuntos referentes ao combate ao lixo em Belém, em especial, da grande campanha de educaçao ambiental que será promovida pela PMB, visando conscientizar a populaçao acerca de seu papel fundamental para uma cidade limpa e sustentável. 
O GCLB se comprometeu a ajudar nas campanhas, participando ativamente. 
Por exemplo, ficou acertado que, ainda neste mes, como complemento às festividades de aniversário da cidade, com a ajuda do Grupo de combate ao lixo:

1.) Será feita uma campanha para que, no último domingo de janeiro, os moradores do bairro da Cidade velha promovam a limpeza de suas calçadas, meios fios e esgotos.
A cidade Velha foi escolhida como um projeto piloto porque foi onde tudo começou (isto é, onde a nossa cidade começou).

Será assim: todos os moradores do bairro serao incentivados a limpar a frente de sua casa, com uma campanha do tipo: dê um presente a Belém: limpe sua calçada! Para os moradores que quiserem aderir à ação, será fornecido luvas.

O carro do lixo passará recolhendo o lixo que as pessoas tirarem dos meios fios e esgotos, os garis passarao varrendo a parte da rua e também colaborando com a limpeza das casas que nao aderirem à campanha. Também será recolhido entulho, isto é, as pessoas poderao colocar na frente de suas casas os móveis, eletrodomésticos, etc, que nao querem mais. O que for possivel, será destinado à reciclagem.  

O grupo de combate ao lixo irá acompanhar a ação, fazendo campanha de educação ambiental por meio de carro som e também porta-a-porta. Buscaremos adesao de empresas para que todos estejamos com
Os catadores de lixo serao convidados a fazer a catação de latas, garrafas pet, e tudo o que for reciclável.
As associações de moradores da Cidade Velha, as lideranças do bairro serao incluidas.
A ideia é fazer o proprio morador limpar para que ele dê valor e nao suje mais.

Depois disso, a prefeitura passará a aplicar multas para os que colocarem entulhos em locais indevidos.


2.) a prefeitura apresentou vários projetos que irá implementar visando tornar belem mais limpa. Um deles é a  campanha midiática de educação ambiental para a qual criará personagens tipo: sujao e limpão, visando conscientizar as pessoas acerca dos problemas do lixo.

3.) Na corrida de Belém (dia 30, em parceria ou patrocinada pelo grupo ORM) será também feita campanha ambiental por cidade limpa. O Grupo de combate ao lixo participará orientando os atletas a colocarem as garrafinhas de água e as cascas de banana na lixeira. As garrafinhas serao doadas para os catadores de lixo. Haverá concurso para uso de fantasia de limpao, sujao, etc.

4.) a prefeitura se reunirá novamente conosco para projetar as ações.

5.) O Grupo de combate ao lixo fará uma visita à câmara dos vereadores no próximo mês e proporá algumas leis.
O GCLB sugeriu que, em todas as autorizaçoes dadas a particulares para uso dos espaços públicos, seja exigido que mantenha o entorno limpo. Por exemplo, os bares devem, ao final do funcionamento, limpar as calçadas e o meio fio. 

Dra. Sylvia santos presidente da CODEM e membros do GCLG

No final da reunião a presidente da CODEM, levará as reinvindicações do GCLB ao prefeito que se pronunciará sobre as medidas a serem tomadas. Uma nova reunião será marcadas para os prazos estabelecidos para o projeto ser implantado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sylvia Santos vai sair da CODEM.