quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tema sob discussao: campanha contra o sujão - poste sua opiniao

Várias pessoas têm sido flagradas sujando a cidade. Por exemplo, um de nossos membros flagrou um "sujão"  na Rua da Marinha, despejando entulho de moradores do Conj Gleba na Marambaia.

A dúvida é: Como devemos agir, se a falta de comprometimento de alguns munícipes com o bem estar do próximo é grave e prejudicial a saúde de todos, além de emporcalhar nossa cidade?


Sobre esse assunto, a Jamilye disse: 
"Admito que a pouco, me revoltava bastante o modo de atuar dos carregadores de entulho, pois moro na periferia - locais onde eles são vistos com frequência e causam probelmas e irregularidades. Até que conversei com um carregador próximo de casa e ele me explicou que essa é a forma que ele ajuda no sustento de sua família. Digo isso, pq talvez precisemos ter cuidado na criação de ações que estigmatizam e criminalizam essas pessoas,
visto que corremos o risco de não ter eficácia, e de levantarmos bandeiras que estimulem práticas e ações violentas dentro da comunidade, como já presenciei em frente à minha casa.

Nesse sentido, longe de legitimar as práticas insustentáveis desses trabalhadores, talvez pudéssemos pensar em como apoiá-los para que atuem em favor da limpeza urbana da cidade.

Como exemplo, poderíamos pensar em como empoderá-los quanto à necessidade de se fortalecerem enquanto categoria; incentivar que eles possam ter uma política de atuação comprometida com a educação ambiental do município e futuramente com a proposta de coleta seletiva. Além disso, eventualmente poderíamos cooptar representantes/líderes interessados em apoiar a iniciativa do grupo de combate ao lixo em Belém. São alguns mecanismos que imaginei ser úteis no reforço à pressão sobre a administração local para que implemente políticas públicas de limpeza urbana."


Outras opinoes estao postadas nos comentários.
Dê sua opinião, participe da discussao, nos ajude a escolher o melhor caminho que nos levará à cidade limpa e sustentável que sonhamos.

Bjos,

Ana Maria - coordenadora do GCLB

5 comentários:

Anônimo disse...

Sobre esse assunto, o Marcelo Carvalho disse

"Oi Jamilye,

Você está correta, a luta por uma cidade limpa e sustentável não deve ser travada contra indivíduos, isto é equivoco. Se existe os carroceiros é porque alguém contrata e também por falta de uma opção adequada para o descarte de entulho.

Acho que existe legislação que protege a imagem do cidadão, mesmo os que eventualmente cometem infrações.
Prudência deve ser nossa meta para elegermos o alvo correto.
Um abraço,

Marcelo Carvalho


Postado por Ana Maria

Ana Maria disse...

O Paulo disse

"Colegas do GCLB.

Penso que nestes casos devemos encaminhar os registros diretamente a SESAN também (sesan@cimbesa.com.br). Consegui este e-mail hoje (19.01.2011) ao telefonar para aquela secretaria (08007261036) para comunicar descarte irregular contumaz de entulhos na esquina da rua Tupinambás com av. Cons. Furtado.

Saudações,

Pedro Paulo dos Santos "

postado por Ana Maria

Ana Maria disse...

Uma de nós manifestou preocupação em relação ao direito de imagem do sujão, dizendo que podemos ser processados por divulgarmos a imagem de alguém sem autorização e ainda mais ligado ao rótulo de "sujão".


Em relação ao direito de imagem, eu disse que:

Nao tem problema nenhum divulgar uma imagem colhida na rua. Ninguem foi dentro da casa do sujao para filma-lo emporcalhando a cidade. Ele que estava, sem nenhuma preocupação com a boa imagem dele, sujando a nossa cidade, jogando entulho em plena via pública, entao, nao se está cometendo nenhum atentado a privacidade dele se divulgarmos sua foto nessa situação.

Quem nao quer ser filmado, fotografado, entao que nao saia na rua e nao faça sujeira na via pública.
Nos espaços públicos, não há garantia de direito de privacidade.

Todos lembram que a Terraplena foi filmada colocando lixo em um córrego e as imagens sairam em uma matéria de nivel nacional.
Pois é, a unica difenca entre o sujao da esquina e a Terraplena (que é uma ENORME DIFERENÇA, por sinal) é que a empresa é PAGA para transportar o lixo para o aterro sanitário e nao para praticar crimes ambientais, atirando lixo no que nos resta de cursos d´água.

Ana Maria
Mas ela nao tem direito à privacidade, a imagem, assim como o sujao da foto nao tem.

ABraços,

Ana Maria

Ana Maria disse...

Outra membro do nosso grupo disse:

"Jamilye, concordo com suas observações. Olho esta foto e fico consternada por ele e por nós...
Vamos pensar numa forma mais humana de criticar o nosso próximo? Não podemos nos esquecer de que todos nós estamos aqui para evoluir, para crescer, não existe cidade boa para mim somente, só existe cidade boa se for para todos nós...
Se o caminho será direcionar as críticas por que não começarmos por quem tem mais acesso á informação e à educação, fico muito mais estarrecida quando passo próxima a restaurantes chiques e vejo o lixo deles jogado na calçada, do que quando vejo este probre coitado que não teve acesso a nada e para o qual agora apontamos o dedo.
Vamos criticar, conversar, ajudar tudo conforme a necessidade se faça presente."

Anônimo disse...

Sou moradora da 9 de janeiro e tenho que conviver com uma situação absurda:Na esquina da Pariquis está virando um depósito de lixo as proximidades do bueiro e quando a coleta do lixo passa(é regular às 2ª,4ªe6ª feiras pela manhã) não recolhe esse lixo , que desconheço o motivo. Além do aspecto de sujeira, apesar do lixo estar ensacado,corremos o risco desse lixo cair no bueiro e trazer trantornos as nossas residencias. HELP! HELP! HELP!