quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como reciclar o lixo?

Você sabia que cerca de 30% do lixo produzido por nós é composto de materiais recicláveis? E você sabe o que pode ser reciclável? Ou tem idéia de como colaborar para que este rico material tenha um destino melhor do que os lixões? Pois bem, de acordo com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, não basta separar papel, vidro, plástico e metal. É importante isolar o lixo seco do úmido ou orgânico para evitar contaminação. Por exemplo, uma embalagem de plástico em contato com óleos ou solventes deixa de ser reciclável.
Amasse as latinhas de alumínio, garrafas plásticas e outros objetos, assim ocupam menos espaço. Não se esqueça de tirar as tampas das embalagens e de eliminar o excesso de sujeira dos produtos.

Outra dica fundamental é que nem todo papel, plástico, vidro ou metal pode ser reciclado. Confira o que deve seguir para a coleta seletiva e o que deve ir para o lixo comum, segundo dicas do Instituto Akatu.

Papel
Reciclável: papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel-cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, listas telefônicas e livros.

Não reciclável: papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.

Plástico
Reciclável: sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, garrafas PET, canos e tubos, plásticos em geral.

Não reciclável: plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos) e isopor.

Vidros
Reciclável: garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios e copos.

Não reciclável: espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.

Metais
Reciclável: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados e folha-de-flandres.

Seja educado, não jogue lixo nas ruas.
Campanha do Grupo de Combate ao Lixo de Belém.

Um comentário:

COM-VIDAS (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) disse...

Parabéns pela postagem informativa:"Como reciclar o lixo?", achamos interessante e resolvemos colocar em nosso blog,lógico dando os devidos créditos ao blog do GCLB: http://belemcontraolixo.blogspot.com/
Ficamos felizes de saber que este grupo tem promovido muitas ações como forma de sensibilização e o cuidado ambiental.
Desejamos sucesso e muito amor por esta causa tão nobre e cidadã:Cuidar da qualidade de vida da cidade de Belém!
Os membros da COM-VIDAS:

http://comvidasriocaete.blogspot.com/oustiou