PROJETO EM DEFESA DOS PEIXES DA AMAZÔNIA
INHANGAPI-PARÁ
O PRÓ-PIRÁ é um projeto piloto que a EMATER vem executando desde 2003. que visa restabelecer a fauna aquática das microbacias hidrográficas do Estado. O Dr. koikawa, médico veterinário, é quem promove a educação ambiental voltada a conscientizar as pessoas sobre o impacto do lixo atirado nas águas dos rios.
Em 2005 o governo japonês firmou um acordo de cooperação técnica, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão-JICA por 3 anos (2006 a 2009), em apoio ao projeto.
Devido à importância do projeto no desenvolvimento sustentável do município de Inhangapí, em 2007 foi criado o I Festival Pró-Ambiente de Inhangapí-FEPAMI, a fim de desenvolver ações específicas às questões ambientais, com o público voltado fundamentalmente para classe estudantil.
No ano de 2010 a IV FEPAMI teve as seguintes programações:
· I Concurso de Jardinagem de Inhangapí-CONJARDIN,
· III Educação Ambiental Aquática para Crianças e Adolescentes – OFICINA PRÓ-PIRÁ,
· V Exposição de Flores e Plantas Nativas de Inhangapí-EXPO FLOR e
· VII Exposição de Peixes Nativos da Bacia do Rio Inhangapí – EXPO PIRÁ
· O evento é acontecimento mais importante de cunho ecológico do município de Inhangapí.
A mensagem do pirá aos produtores: “A matéria prima da aqüicultura é a água, em quantidade e qualidade. Utilize esta fonte de vida com responsabilidade”.
AQUICULTURA: É o cultivo de organismos aquáticos em água doce ou salgada para alimentação humana e finalidades industriais ou experimentais.
Que quiser saber mais sobre o projeto, ai vao os endereço:
EMATER-PARÁ. Rua Professor Encarnação, nº 63-Centro – CEP: 68770-000 - Inhangapi
Fone: (091) 3721-1432
Nenhum comentário:
Postar um comentário