terça-feira, 2 de novembro de 2010

Moradores fecham rua protestando contra lixo

O excesso de lixo e a ausência do poder público motivaram um protesto de moradores que, desde o início da noite de hoje, atearam fogo a restos de entulho e pedaços de pau, interditando a travessa Apinagés, próximo à travessa Quintino Bocaiúva, no bairro do Jurunas, em Belém.

Moradores denunciam o descaso da prefeitura com o local, que se tornou área de despejo de lixo por várias empresas, mas não há coleta regular de lixo no local, resultando em entulho e poluição na área. O local é próximo a uma casa de apoio a crianças com câncer e recebe intenso fluxo de pedestres por ser próximo a uma escola.

Um morador, que preferiu não se identificar, denunciou à reportagem que várias empresas despejam lixo no local, inclusive lixo hospitalar, que já teria provocado um ferimento em uma criança que brincava próximo ao depósito de lixo.

Com a ausência da coleta de lixo da prefeitura - mais de um mês ausente, segundo o morador - o acúmulo de entulho revoltou os populares, que optaram pelo protesto para chamar a atenção das autoridades, gerando inclusive uma suspeita de incêndio no local.

O fogo foi controlado com a chegada dos bombeiros, mas novos protestos podem ser feitos no local. (Fonte: DOL).

A sociedade está se manifestando, isso mostra a insatisfação com a sujeira que convivemos no dia-a-dia. A ausência do poder público com a falta de educação de algumas pessoas, contribui para Belém continuar no "topo" dentre as capitais mais suja do país. Tá na hora de a sociedade se mover, ir às ruas, protestar, como fizeram os moradores dessa reportagem, claro, sem violências. Pacificamente as manifestções são democráticas e devem ser respeitadas.
Postado por Paulo Santos


Nenhum comentário: