quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Empresa contratada pela prefeitura despeja lixo em córrego em Belém

Um absurdo! Não é a toa que Belém é a capital mais suja do país e  seus habitantes são vistos como mal-educados porque convivem com grande quantidade de lixo pelas ruas, diariamente.
As imagens gravadas por um morador da região mostram garis da empresa TERRAPLENA - que é contratada pela Prefeitura de Belém para limpar a cidade - despejando uma montanha de lixo na beira do canal do Tucunduba, no bairro do Guamá.
Em qualquer outra cidade, um ato de barbárie como esse exigiria que a Prefeitura  rompesse o contrato com essa empresa, que sequer é capaz de qualificar seus funcionários para terem respeito com o meio-ambiente,.
Essa reportagem mostra uma imagem negativa de Belém,  pois, em rede nacional de televisão, mostrou para todo o Brasil, o povo educado que somos.
O Grupo de Comate ao Lixo em  Belém repudia veementemente esse ato de destruição do nosso  ecossistema e exige que a Prefeitura informe que providências adotou contra a Terraplena e seus dirigentes, bem como contra os funcioários que praticaram diretamente o crime ambiental. Todos devem ser punidos com rigor para que fatos idênticos não voltem a se repetir.
O Grupo de Combate ao Lixo também vai acompanhar junto ao Ministério Púlblico a ação penal que os  sócios da Terraplena e a propria empresa devem responder por crime ambiental.
O crime que a empresa e os sócios cometeram é punivel com pena de prisao de até cinco anos, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Essa empresa descompromissada com a sustentabilidade de Belém também deve ser obrigada a limpar toda a área.
Vejam as imagens: são tristes e chocantes. 
Exigimos providênicias da Prefeitura e do Ministério Público. E que o Poder Judiciário passe a entender que Direito Ambiental é Direito Fundamental.
Esperamos que essa nao seja mais uma ação que prescreverá nas prateleiras da Justiça. 

Nenhum comentário: