sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que pode ser reutilizado ou reclclado? Como separar o lixo reciclável do rejeito?

1.) O que pode ser reutilizado ou reciclado?
PODEMOS RECICLAR plásticos em geral (sacos, sacolas, embalagens de shampoo, potes vazios de cremes de rosto, de cabelo, embalagens de plástico em geral), papel e papelão, vidro, metal, pneu, etc.
Até o óleo de cozinha - que é um produtos que mais poluem os mamanciais - pode ser reciclado, transformado em sabão. A ONG NOOLHARensina comunidades pobres a fazerem seu sabão com o óleo de cozinha que os paraenses conscientes entregam lá.

2.) COMO SEPARAR O LIXO QUE NAO É LIXO DO LIXO QUE É LIXO? Ou, em palavras técnicas, como separar o resíduo sólido reciclável do rejeito (= resíduo que nâo pode mais ser reutilizado ou reciclado?

a.) coloque o resíduo limpo, seco  (plástico de todo tipo, papel e papelão, vidro metal, embalagens, inclusive a de tetra park) em um saco;
b.) coloque o resíduo orgânico ou molhado (as sobras de alimentos, principalmente) em outro saco.

O lixo seco deve ser enviado para as cooperativas de catadores de lixo ou para a ONG NO OLHAR enquanto o lixo orgânico e molhado deve ser entregue para o carro de lixo da PMB, pois é rejeito, isto é, um lixo que nao pode mais ser reutilizados ou reciclado.

Nenhum comentário: