sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mercado Municipal da Pedreira - imundicie ao lado dos alimentos. Cadê a Sesan, Departamento de Feiras, que se omite em sua obrigação?

O observatório social do Grupo de Combate ao Lixo em Belém constata: o lixo no Mercado Municipal da Pedreira representa um sério risco para a saúde pública.
Explica-se: o lixo diário era depositado em um grande conteiner de metal e, no final do dia, uma empresa contradada pela PMB o recolhia. Mas agora, há  mais de dois meses, o procedimento mudou (para muito pior, claro): todo o lixo é simplesmente  jogado na calçada em frente ao mercado de carne e lá permance exposto o dia todo, a céu aberto. Veja a foto e constate por você mesmo.


O Grupo de Combate ao Lixo, por meio de um de nossos mais atuantes membros - Dr. Geraldo Tavares - denunciou o problema para a Sesan - Departamento de Feiras e Lixos (fone : 3039-3550), mas até agora os (i) responsáveis pelo controle do problema nada fizerem e a coisa imunda permanece do mesmo jeito.


O GCLB promete que nao vai deixar por isso mesmo.Se até a próxima semana a Sesan ainda nao tiver solucionado o problema , isto é, se perdurar o descaso para com a Saúde Pública de todos os que compram alimentos no Mercado Municipal da Pedreira, adotaremos as seguintes providências:
a.) ingressaremos com ação popular contra a PMB para que a Justiça a obrigue a respeitar nosso direito fundamental à saúde e promova a adequada limpeza e conservação da feira;
b.) representaremos ao Ministério Público pedindo a instauração de investigação criminal e  consequente processo penal contra todos os envolvidos - os particulares que deveriam fazer a coleta do lixo e os servidores públicos que nao estao fazendo o trabalho deles de forma condizente, atentando contra a saúde e o meio ambiente.
Gente: esse descaso é crime ambiental e é crime contra a saúde pública. Eles devem pagar por isso.


E o problema não ocorre só lá na Pedreira. O Mercado do Jurunas é ainda pior. Por isso, convidamos todos os que estao conosco nessa luta contra o desrespeito pela saúde da comunidade belenense a denunciar as feiras imundas de Belém. Você, amigo comprador das feiras, pode ser uma vítima de alimentos contaminados pelo mau gerenciamento dos resíduos sólidos (lixo) que a PMB promove na nossa cidade.
Denuncie, junte-se a nós nessa luta. É o controle social agindo em Belém para o bem da comunidade.
Escreva para o nosso blog ou para anamariabrabo@yahoo.com.br. Mande as fotos com as datas em que foram tiradas. Filmem.Nao se calem. É a nossa saúde que está em jogo.

Nenhum comentário: