sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Lixos entopem canais de Belém

Foto Jornal O Liberal
A maioria dos canais de Belém estão entupidos de lixos. Com a aproximação do periodo chuvoso os moradores que residem próximos desses canais começam a ficar preocupados. A Secretaria de Saneamento, órgão responsável pela limpeza da cidade, diz que os carros coletores de lixos e entulhos cumprem seus dias e horários, mas que a população joga e despeja os lixos logo após serem recolhidos.
Na verdade, a questão do lixo em Belém é uma questão social, pois não se vê campanhas educativas por parte dos órgãos competentes no sentido de conscientizar as pessoas para que armazenem seus lixos domésticos e entulhos em recipientes adequados, é que coloquem os mesmos somente nos dias de coleta.
Belém não suporta mais tanto lixo nas suas ruas, não é dificil ver flagrantes de pessoas jogando lixos nas vias e nos canais, sem que sejam pelo menos questionadas pelos atos de contribuir para a destruição do meio-ambiente. Em países mais desenvolvidos, a pessoa que for flagrada jogando lixo nas ruas é presa e paga multa com valor considerado. Não temos uma política pública com o objetivo de coibir, educar e conscientizar a sociedade do perigo que jogar lixo nas ruas nos traz.
Na verdade, o maior "culpado" pelo descaso, pela sujeira e pelas cenas vistas em Belém pertence em parte, as pessoas que continuam despejando seus lixos domésticos nas vias pública.

Nenhum comentário: