domingo, 24 de outubro de 2010

Esgoto contamina mananciais de Belém

O jornal O Liberal deste domingo (24/10) mostra uma reportagem sobre o risco que correm os Lagos Bolonha e Água Preta, as fontes de água potável que abastecem a grande Belém, que estão  ameaçadas pelo cerco da urbanização.
Segundo a matéria, esses dois lagos recebem diariamente o "caldo sujo" dos esgotos, colocando em risco a saúde de parte da população que se abastece desses mananciais. Na parte mais próximas ao parque, no bairro do Castanheira, já no limite entre Belém e Ananindeua, é possivel visualizar que o caminho feito pelo esgoto das casas termina nos muros do Utinga.
É preoculpante a situação, pois as nossas fontes de água potável, poderão ser contaminadas, causando sérios risco a saúde das pessoas que dependem dos dois lagos. 
As autoridades devem agir antes que seja tarde demais.

Um comentário:

ambiente limpo é ambiente saúdavel disse...

Neste domingo, do dia 24 de outubro aconteceu o Círio de Bonito, a cidade que moro, muitas pessoas acompanhavam a procissão, outras eram solidarias e ofereciam água para os romeiros que passavam em frente de suas casas, mas como hoje em dia todos os benéficios estão causando algum prejuízo, desta vez não poderia ser diferente. As pessoas que bebiem a água jogavam as garrafinhas ao meio da rua, causando assim uma poluição imensa. Eu quando tinha oportunidade lembrava aquelas pessoas que contribuír para esta poluição, o prejuízo não somente era para ela, bem como para os demais que fazem parte deste meio, e também para aquele que ainda viram "se ainda existir ambiente". Algumas compreendiam e quando chegavam perto do lixo jogava as garrafinhas, outros me ingnoravam, como se estivessem fazendo mal para mim. Esta é cena que se repete com todos que lutam por um ambiente ecologicamente correto e saudável, o importante é não desistir e lutarmos todos juntos para fazermos a diferença.